domingo, 28 de setembro de 2008

O Clube do Professor


Sabemos que o mundo hoje é movimento, som, imagem, as crianças já nascem em contato com diversas mídias. Uma criança consegue executar várias atividades ao mesmo tempo como: ouvir a TV, ouvir musica, conversar com o colega no MSN e ainda navegar na Internet. Por isso é necessário que o professor busque formas de tornar a aula mais movimentada sair da aula expositiva estática, tornar atrativa.
Segundo Moran "O vídeo parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexe com o corpo, com a pele -nos toca e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente. Pelo vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós mesmos."

Certo dia alguns professores se reuniram e discutiram metodologias para trabalhar o filme Matrix,ao perceberem que seus alunos assistiram ao filme e teciam comentários sugestivos, aceitaram o desafio e levaram para a sala os filmes, notaram que as aulas ficaram mais movimentadas e partindo dessa premissa propuseram a discussão sobre temas polêmicos, objetivando o aumento das competências lingüísticas. A partir daí, assistir à um filme, é ter um outro olhar, mais crítico, questionamentos surgem, releituras são feitas as argumentações são embasadas, e o conhecimento vai sendo desenhado com outros conceitos e significados. Assim nasceu o Clube do professor como espaço para interdisciplinaridade, onde as áreas do conhecimento colaboram cada uma com as suas especificidades afins, com o objetivo de incrementar as aulas e possibilitar ao educando ser sujeito do processo de construção do conhecimento.

Nenhum comentário: