domingo, 28 de setembro de 2008

Encontro 20 de setembro de 2008 continuação do tema

SEXUALIDADE: NO LIMITE DA LIBERDADE E RESPONSABILIDADE

O professor Elias distribuiu entre os participantes, balões e o tema era festa, todos devem brincar com os balões como desejar. (essa pode ser uma forma de introduzir o tema com os alunos de uma forma descontraída)
Logo após ele passa com um ponte com camisinhas onde cada participante pegou uma camisinha e um guardanapo. Era para fazer a mesma brincadeira que foi feita com os balões.
Logo depois foi analisada a atitude dos participantes em relação à brincadeira com os balões e com as camisinhas.
Discutimos também que o tema sexualidade está presente na escola mas a forma como é trabalhando deve ser repensado pois não surge efeito, falta uma mudança de atitude por parte dos jovens, vemos isso na quantidades de alunas grávida na idade escolar.

Divido em 2 grupos foram propostos as seguintes atividades a ser desenvolvida na sala de aula:
Ao trabalhar o tema na escola

  • Trabalhar com Teatro (Sugerido Teatro com Nando reis: Se meu ponto G falasse –Parceiro do Centro Cultural da CARA Vídeio)
  • Leitura de textos e discussões
  • Pesquisas métodos contraceptivos
  • Pesquisa: Conseqüências do não uso da camisinha
  • Enquete secreta com urna Você tem o hábito de usar camisinha?(só para alunos do EM, só com as meninas, só com os meninos, com professores)
  • Finalizar com um gráfico
  • Fazer tempos depois comparar dados
  • Quem sabe fazer uma cartilha.
  • Sugiro ainda que os próprios alunos possam fazer um pequeno documentário conforme no filme Meninas entrevistando registrando o dia-dia de uma colega ou mesmo um menino que tenha tido filho adolescente uma colega que queira participar, relatando o que mudou na vida, qual perspectiva após a gravidez. Esse vídeo pode ser feito com uma câmera digital fotográfica mesmo.
  • Produzir pequenos vídeios, música
Ex: Rap da Prevenção

Video construído a partir das frases ditas pelos participantes



Nossos momentos
clique na foto
Após testar a resistência das camisinhas (encher até o máximo) uma vez que elas são distribuídas pelo SUS, realizamos uma chuva de idéias. Por que usar caminha?
Chegamos a conclusão que o uso da camisinha deve se tornar um hábito. Que ela deve ser incorporada no ambiente familiar como qualquer outro produto. Em casa deve ter um deposito de camisinha.
Você concorda? Deixe aqui sua opinião sobre esse tema


Clique aqui e veja mais no site Educa rede

Nenhum comentário: