Joana D'Arc Aguiar de Souza - Educadora
Licenciada e Bacharel em Letras
Especialista em Desenvolvimento Sustentável - UNB
Licenciada e Bacharel em Letras
Especialista em Desenvolvimento Sustentável - UNB
A quase totalidade da população brasileira está exposta às influências da propaganda veiculada pelos meios de comunicação de massa.
Embora não seja consenso sobre os níveis de interferência da propaganda na vida das pessoas, acredita-se que a linguagem visual da propaganda e os recursos utilizados têm considerável influência sobre a formação da opinião e escolha de valores, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens.
A propaganda visa atingir um público consumidor cada vez maior, com os objetivos de ocupar o mercado, manter-se na preferência dos consumidores e proporcionar às empresas lucros cada vez maiores. Para isso se utiliza de apelos às necessidades fundamentais do ser humano como alimentação, moradia, afeto, sexualidade, amizade, espiritualidade, dentre outros.
A prática educativa pode e deve ser o espaço de problematização da propaganda, sua desconstrução e construção de novas propagandas com base em valores éticos, elaborando propagandas verdadeiras e educativas. Campanhas sobre consumo consciente, alimentação saudável, Direitos Humanos e Cultura da Paz podem estimular o interesse e a criatividade na escola.Mais ainda: pode contribuir para o estabelecimento de relações mais amenas e prazerosas no ambiente escolar.
Embora não seja consenso sobre os níveis de interferência da propaganda na vida das pessoas, acredita-se que a linguagem visual da propaganda e os recursos utilizados têm considerável influência sobre a formação da opinião e escolha de valores, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens.
A propaganda visa atingir um público consumidor cada vez maior, com os objetivos de ocupar o mercado, manter-se na preferência dos consumidores e proporcionar às empresas lucros cada vez maiores. Para isso se utiliza de apelos às necessidades fundamentais do ser humano como alimentação, moradia, afeto, sexualidade, amizade, espiritualidade, dentre outros.
A prática educativa pode e deve ser o espaço de problematização da propaganda, sua desconstrução e construção de novas propagandas com base em valores éticos, elaborando propagandas verdadeiras e educativas. Campanhas sobre consumo consciente, alimentação saudável, Direitos Humanos e Cultura da Paz podem estimular o interesse e a criatividade na escola.Mais ainda: pode contribuir para o estabelecimento de relações mais amenas e prazerosas no ambiente escolar.
Joana D´Arc Aguiar de Souza
Especialista em Desenvolvimento Sustentável
Especialista em Desenvolvimento Sustentável
A professora apresentou alguns filmes do you tube que foram discutidos entre os participante. A influência da propaganda em nossa vida, principalmente na vida dos jovens.
Foram observada atitude dos personagens, imagem som, atores, mensagem que o filme passa, público que pretende influenciar, mensagem subentendida. A propaganda conseguiu passar bem a mensagem?
Trabalhamos o filme que mostra a grande diferença que causaríamos em nossa comunidade se utilizássemos produtos fabricados em nossa região, em nosso bairro.
Clique nos links abaixo e veja os filmes trabalhados na oficina
Propaganda Carro
Ter um carro é tudo na vida, é status, você tem a mulher que quiser.
Escravidão do capitalismo.
Propaganda Prestobarba 3 Gillete
A principal personagem se mostrou um pouco desajeitado, após usar o produto se torna atraente, desejado. Destacamos o relacionamento, sedução, higiene, a exploração de mulheres lindas jovens e famosas
Propaganda remédio
Explora a sexualidade, mostra quanto homem se sente poderoso pelo seduzir a mulher
Propaganda Kaiser
Mostra o exibicionismo, o controle, o pode da manipulação,explora a sexualidade, a mulher, linda, corpo, atores lindos, e saudáveis, fortes.
Propaganda"Vota Brasil"
Apela para a força da maternidade, que representa esperança
Propaganda natureza
Mostra o apelo do meio ambiente, a necessidade de tomarmos uma atitude.
O que você faz para contribuir para o meio ambiente?
Propaganda Avon
Achamos um pouco realista, mostra requinte, juventude, muitas cores, padronização da beleza, mulheres brancas, muito magras e belas, poucas mulheres negras.
Destaque para a boca, para o olhar. Avon lendo ao contrario nova.
Propaganda Tom e Jerry
Nos filmes de Tom é sempre o vilão e Jerry o mocinho. Mas na realidade e sempre o contrario.
È bom analisar pois é um filme para crianças
Propaganda Carlton um raro prazer
Mostra serenidade glamour,paz, juventude. Apelo as necessidades mostra um vento, é um tipo de propaganda subliminar.
Informações frias.
Propaganda Banco do Brasil
Apelo pela inclusão social, acolhe pessoas de todas as regiões do Brasil e também as mulheres, esta de olho na expansão das mulheres no mercado de trabalho
Deixo aqui seu comentário
Você já foi influenciado por alguma propaganda? Como se sentiu? O produto atendeu suas necessidades?
Foram observada atitude dos personagens, imagem som, atores, mensagem que o filme passa, público que pretende influenciar, mensagem subentendida. A propaganda conseguiu passar bem a mensagem?
Trabalhamos o filme que mostra a grande diferença que causaríamos em nossa comunidade se utilizássemos produtos fabricados em nossa região, em nosso bairro.
Quero deixar essa poesia de Carlos Drummond de Andrade que retrata bem a influência da propaganda na sociedade
EU ETIQUETA
EU ETIQUETA
Clique nos links abaixo e veja os filmes trabalhados na oficina
Propaganda Carro
Ter um carro é tudo na vida, é status, você tem a mulher que quiser.
Escravidão do capitalismo.
Propaganda Prestobarba 3 Gillete
A principal personagem se mostrou um pouco desajeitado, após usar o produto se torna atraente, desejado. Destacamos o relacionamento, sedução, higiene, a exploração de mulheres lindas jovens e famosas
Propaganda remédio
Explora a sexualidade, mostra quanto homem se sente poderoso pelo seduzir a mulher
Propaganda Kaiser
Mostra o exibicionismo, o controle, o pode da manipulação,explora a sexualidade, a mulher, linda, corpo, atores lindos, e saudáveis, fortes.
Propaganda"Vota Brasil"
Apela para a força da maternidade, que representa esperança
Propaganda natureza
Mostra o apelo do meio ambiente, a necessidade de tomarmos uma atitude.
O que você faz para contribuir para o meio ambiente?
Propaganda Avon
Achamos um pouco realista, mostra requinte, juventude, muitas cores, padronização da beleza, mulheres brancas, muito magras e belas, poucas mulheres negras.
Destaque para a boca, para o olhar. Avon lendo ao contrario nova.
Propaganda Tom e Jerry
Nos filmes de Tom é sempre o vilão e Jerry o mocinho. Mas na realidade e sempre o contrario.
È bom analisar pois é um filme para crianças
Propaganda Carlton um raro prazer
Mostra serenidade glamour,paz, juventude. Apelo as necessidades mostra um vento, é um tipo de propaganda subliminar.
Informações frias.
Propaganda Banco do Brasil
Apelo pela inclusão social, acolhe pessoas de todas as regiões do Brasil e também as mulheres, esta de olho na expansão das mulheres no mercado de trabalho
Deixo aqui seu comentário
Você já foi influenciado por alguma propaganda? Como se sentiu? O produto atendeu suas necessidades?
Registro da Oficina
Nenhum comentário:
Postar um comentário